WEBINÁRIOS

Os webinários acontecem das 10h às 12h e são feitos no formato entrevista e sessão de perguntas e respostas, para que os participantes possam ter oportunidade de tirar dúvidas e aprofundar nos temas de maior interesse. A cada dia um projeto diferente será apresentado por seu representante. Confira a programação:

13/12

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
Luciano Paez
Secretário do Clima da cidade de Niterói
Filipe Simões
Coordenador do Programa Niterói de Bicicleta
A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, tem investido cada vez mais no incentivo ao uso da bicicleta para deslocamentos curtos e médios dentro do município e até no uso modal intermunicipal. A ampliação de ciclovias, a implementação de bicicletários públicos e o estímulo cultural ao ciclismo como transporte, esporte e lazer são as principais apostas da Prefeitura, que desde 2013 acredita em iniciativas onde a bicicleta é uma das protagonistas de uma cidade mais segura e acessível para moradores e visitantes.

14/12

Noah Smart City
Magnes Grael
COO da Noah Smart City
Fernando Marques
CFO da Noah Smart City

A startup Noah Smart City surgiu durante a primeira edição do programa de aceleração do Centro de Operações do Rio (COR), que buscava soluções para mitigar as consequências das chuvas e alagamentos na cidade do Rio de Janeiro. A partir de uma vivência intensa na rotina do COR, consultorias, mentorias e o desenvolvimento de profissionais de diferentes especialidades, foi criado um produto para monitorar potenciais pontos de alagamento no Rio de Janeiro em tempo real.

14/12

Teto Verde Favela
Luiz Cassiano
Fundador da Teto Verde Favela
Foi procurando sentir um maior conforto climático na favela do Arará, zona norte do Rio de Janeiro, que Luiz Cassiano começou a pesquisar maneiras sustentáveis de diminuir a temperatura em sua própria casa. A solução que encontrou: no lugar do cimento ou das telhas de metal ou amianto, uma vegetação de espécies com raízes superficiais escolhidas para ocupar o local sem comprometer a estrutura do imóvel. O projeto começou a ser idealizado em parceria com o pesquisador Bruno Rezende em 2014, e hoje, busca formas de levar micro mudanças climáticas para as favelas do Rio de Janeiro e de outros municípios brasileiros.